gabriel-o-pensador2

Gabriel O Pensador palestra durante ‘Salão do Livro’, em Parnaíba


A literatura como prioritária das manifestações culturais, marca a sexta edição do Salão do Livro de Parnaíba (SALIPA), “Cultura que Seduz e Liberta”, que começou na noite desta quarta-feira (11/11) no Complexo Turístico Porto das Barcas, em Parnaíba.

Segundo o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, este é o maior evento cultural no universo do livro e da leitura do litoral do Piauí e o maior investimento na leitura através da concessão do cheque-livro que este ano corresponde a um investimento de R$ 180 mil. É uma oportunidade de muitos estudantes adquirem um livro como incentivo à leitura.

O prefeito Florentino Neto destacou a necessidade de um Centro de Convenções por conta dos grandes eventos de Parnaíba. Ressaltou ainda ao músico Gabriel O Pensador que o mesmo sempre esteve presente em Parnaíba com sua literatura, sua arte e música que tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade. Devido a importância do evento para o município sua realização é obrigatória por decreto.

O cantor, compositor, poeta, escritor, rapper, ativista social e empresário Gabriel Contino, mais conhecido artisticamente como Gabriel O Pensador falou de sua trajetória e de sua paixão pela escrita e poesia. Falou de sua luta, quando ainda era desconhecido, para que suas ideias contra o racismo e em favor da valorização das pessoas fossem levadas a diante. Na oportunidade, ainda cantou composições suas mais conhecidas entre a juventude, que se envolveu nos discursos descontraídos e que exemplificam a postura de Gabriel como defensor dos direitos igualitários.

Em sua página no Facebook, o músico agradeceu os piauienses pelo grande número de pessoas em sua palestra durante o evento. “Obrigado, piauienses, pelo carinho de hoje na palestra que bateu o recorde de público de todas as edições do Salão do Livro de Parnaíba (mais 900 pessoas ficaram do lado de fora e tiveram que acompanhar através de telões). Agradeço a todos pela presença, não apenas aos que estão aí na foto!”, disse.

Por Daniel Santos/Proparnaiba