img_190247_shaolin

Shaolin responde a perguntas com ajuda de computador doado por Ana Hickmann


 

Aparelho de tecnologia sueca permitiu que o humorista Shaolin se comunicasse pela primeira vez desde o grave acidente de trânsito sofrido há 1 ano e 8 meses

; experiência foi mostrada na estreia do ‘Programa da Tarde’, com Ana Hickmann e Britto Junior, nesta segunda-feira, 10

Em estado de consciência mínima, Shaolin (41) se comunicou pela primeira vez desde o grave acidente de carro que sofreu em 18 de janeiro de 2011. As respostas do humorista foram dadas com o auxílio de um computador doado a Shaolin pela apresentadora Ana Hickmann (31) e mostradas na TV nesta segunda-feira, 10, na estreia do Programa da Tarde, na Record, apresentado por Ana e Britto Jr. (49).

Desenvolvido na Suécia, o aparelho, que custou R$ 70 mil, tem um software que identifica o movimento e a fixação dos olhos em uma tela para as respostas “sim” ou “não”. Na primeira pergunta, Shaolin respondeu “sim” quando perguntado se havia gostado da visita de Ana. A resposta foi positiva, também, quando questionaram se ele havia reconhecido o diretor da atração, Vildomar Batista (40), amigo de Shaolin. O comediante fixou o olhar na resposta não, na tela do computador, ao ser perguntado se está feliz.

Durante a visita ao humorista em Campina Grande, Ana conversou, bastante emocionada, com a esposa de Shaolin,Laudiceia Veloso. “Ele está bem. Fisicamente está bem. Só falta a parte neurológica. A gente tenta deixá-lo consciente dos horários, para que ele entenda que os dias estão passando”, contou Laudiceia. “Se alguma coisa não agrada, ele fecha os olhos. Ele se comunica muito com o olhar. Quando está gostando, fica muito atento”, completou. Lucas, o filho do humorista, mostrou que pretende seguir os passos do pai e, diante dele, imitou o ex-presidente Lula e cantou diante da cama de Shaolin. Ana notou as semelhanças entre pai e filho, que têm sobrancelhas muito parecidas.

O acidente com o humorista Shaolin aconteceu quando ele tinha 39 anos. O carro dele colidiu com um caminhão na rodovia BR 230 em Campina Grande (PB). O motorista do caminhão fugiu a pé. O humorista teve traumatismo craniano, fratura exposta no ombro, perda de massa óssea e trauma muscular.

 

 

 

fonte:caras